quinta-feira, 22 de junho de 2017

Premiação na cerimônia de abertura do 19º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens


Gratidão. Pelas coincidências da vida. Vencer o Concurso FNLIJ Era uma vez... Uma proposta de leitura compartilhada significa tanto! Primeiro porque começar a carreira com um prêmio da FNLIJ é um baita estímulo! Mas a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil 2016... Nossa! Coincidências. Criada pela Luciana Sandroni, a quem tanto admiro e sou fã declarada. 

Escrevi Natureza de coelho durante minhas férias do ano passado. Relaxada e com tempo pra fazer nada junto do meu filho e do meu marido, degustei Ludi e os fantasmas da Biblioteca Nacional. Até então, não tinha lido a mensagem da minha xará para o Dia Internacional do Livro Infantil. Já havia me encantado com a ilustração do Ziraldo, paixão desde a minha infância. O Pai oferecendo o livro ao filho. Presente do criador à criatura. Eu estava ciente do concurso e tinha a ilustra na cabeça. 

Depois que me diverti lendo a aventura da Ludi na BN, entrei num transe gostoso e comecei a escrever. Das ideias, brotaram coelhos. O da Alice e o da Clarice. O mistério do coelho pensante foi meu norte. Ah, Clarice Lispector! Gratidão mais uma vez. Coloquei um ponto final no meu relato ficcional ainda nas férias. Estava contente, mas não satisfeita. Faltava algo pra amarrar. 

Quando voltei pra casa, fui correndo ler o regulamento do concurso da FNLIJ. Faltava pouco tempo para terminar o prazo das inscrições. A princípio, pensei: já era! Eu tinha que ter lido a mensagem da Luciana Sandroni antes de escrever o texto! Agora não dá mais. Já era. Não vou participar, pensei. E então li a mensagem. Era uma vez... Era uma vez as pontas soltas do meu relato! Tudo se encaixou! Foi emocionante. Coincidências. Ainda morro disso! 

Obrigada, FNLIJ, Luciana, Clarice e Ziraldo, por essa experiência incrível!
Obrigada, minha família literária querida, meus amigos-irmãos de escrita e caminhada.
Obrigada, Estação das Letras, por ser o nosso ninho.
Obrigada, Ninfa Parreiras, mestra-amiga, por alimentar e materializar nossos sonhos.
Obrigada, Luiz, meu amor e companheiro de vida toda, pela paciência e parceria.
E, claro, obrigada Guilherme, meu filho, leitor e contador de histórias, orgulho e inspiração. 


Obrigada a todos.

Leia Natureza de Coelho na página 4 do Jornal Notícias Dezembro de 2016 da FNLIJ! :D

Sem comentários: