domingo, 2 de agosto de 2020

Será o Benedito!


"(...) Então ele me pediu que o levasse comigo para a enorme cidade. Lembrei-lhe os pais, não se amolou; lembrei-lhe as brincadeiras livres da roça, não se amolou; lembrei-lhe a tuberculose, ficou muito sério. Ele que reparasse, era forte mas magrinho e a tuberculose se metia principalmente com os meninos magrinhos. Ele precisava ficar no campo, que assim a tuberculose não o mataria. Benedito pensou, pensou. Murmurou muito baixinho:
— Morrer não quero, não sinhô… Eu fico.
E seus olhos enevoados numa profunda melancolia se estenderam pelo plano aberto dos pastos, foram dizer um adeus à cidade invisível, lá longe(...)".

A edição de "Será o Benedito!", de Mário de Andrade, da Cosac Naify, infelizmente, é coisa rara hoje em dia. Faz parte da coleção "Dedinho de prosa". Um dos mais belos livros ilustrados que eu tenho e o que mais me emociona. Como se já não bastasse a história cativante e tristérrima do Mário de Andrade, as aquarelas super manchadas do Odilon Moraes são daquelas que a gente quer degustar, ficar olhando, babando (como é que esse cara consegue fazer isso?) Uma obra de arte. Redonda.

Li para o Guilherme uma noite dessas. Ele estranhou um pouco as manchas das ilustras no começo, mas logo embarcou. Simpatizou com o Benedito, com o moço da cidade, achou graça na expressão "será o Benedito!" fez comentários durante toda a leitura. No fim, a fatalidade o calou. Observamos a última ilustração em silêncio e eu disse: "triste, né?" Ele respondeu com a voz trêmula: "sim, dá até vontade de chorar." Então eu lhe mostrei meus olhos cheios d'água. 

Benedito desistiu do sonho de conhecer a cidade por temer a tuberculose. Mas será que o campo era mesmo mais seguro? O desfecho dessa história remói por dentro. Que ironia. Viver é assim.

Sem comentários: