sexta-feira, 16 de abril de 2021

Overdose de Orígenes Lessa


Tá, eu disse que ia comprar o livro "A cabeça de Medusa", do Orígenes Lessa, para o Gui. Mas quando cheguei no site da Global e encontrei essa e outras obras do mesmo autor pela metade do preço, não me segurei. Resultado: no clube Mamãe do mês de abril, em vez de dois, vieram quatro livros. 

Lemos a lenda da Medusa no dia em que os livros chegaram e, para minha surpresa, não precisei adaptar nadinha a leitura para o Gui acompanhar. Mesmo sendo um juvenil, "A cabeça de Medusa" deixou meu filhote atento e encantado pela história. Amei essa experiência! Aposto que com "Memórias de um cabo de vassoura", "Memórias de um fusca" e "Confissões de um vira-lata" não vai ser diferente. ❤️

terça-feira, 13 de abril de 2021

Um livro leva a outro


"O pai da Gabi temia que esse dia chegasse: 'Pai, eu quero dormir na sua cama!' Ele, que já havia treinado um monte de respostas para dar à filha, começou: (...)"

Minha primeira leitura com o Gui esta semana foi do livro "Conversa para pai dormir" (Brinque-Book), escrito pelo Ilan Brenman e ilustrado pelo Guilherme Karsten. Primeira leitura da semana, mas não a primeira desse livro. Já o lemos diversas vezes e é o Gui quem, vira e mexe, escolhe repetir. Ele curte as saídas da menina esperta, que sempre tira uma solução do fundo do baú para os empecilhos mais estapafúrdios inventados pelo pai quando ela pede para dormir na cama dele. Por que a gente complica tanto as coisas? Normalmente mais vale falar a verdade de uma vez. Mentir pode dar trabalho...

Quando a desculpa é que dentro no armário do quarto dos pais mora um vampiro e sua namorada, a Medusa, é o clímax para o Gui. Ele me pediu para, um dia, nós lermos a lenda da Medusa. Olha que sensacional! Quem resiste?

Acabo de comprar "A cabeça de Medusa e outras lendas gregas", de Orígenes Lessa, com ilustrações de Cláudia Scatamacchia, na Global Editora. Que emoção! Meu menino nasceu ontem e já vai ser introduzido à mitologia grega.

Literatura infantil é isso. Um portal mágico... Só não sei como eu vou explicar esse tal namoro entre a Medusa e o vampiro. E agora, Ilan Brenman, me ajuda aí!

domingo, 11 de abril de 2021

Livros de março


Em março o clube Mamãe trouxe essa dupla para o Guilherme. "Procura-se o curupira" (Escarlate), da dupla Alex Gomes e Cris Alhadeff, e "Homem-Cão 7: por quem as bolas rolam" (Companhia das Letrinhas), de Dav Pilkey. Já lemos os dois.

O Homem-Cão é do mesmo autor do Capitão-Cueca. As duas séries são um besteirol danado, mas que o Gui devora a cada volume que chega. Eu adoro ver isso.

O "Procura-se o curupira" segue a linha do "Quem matou o saci", dessa dupla querida de autores (já fiz até um video sobre esse livro no canal Leituras Peraltas - clique aqui para ver). São os mesmos detetives, porém as lendas que se apresentam são outras. E o principal suspeito desta vez é o curupira. História bem amarrada, cheia de curiosidades sobre as lendas, mistério, humor e uma surpresa no final. Muito legal!

terça-feira, 6 de abril de 2021

Leituras Peraltas: Brinquedos que vão e ficam


Hoje começo o dia com a publicação de mais um vídeo do canal Leituras Peraltas. O livro apresentado é "O engolidor de espelhos" (Rovelle), escrito pela minha amiga irmã-gêmea Pepita Sampaio (aquela que até o Gui um dia achou que era eu!) e ilustrado pela maravilhosa Cris Eich. No vídeo eu falo sobre desapego, brinquedos antigos e herança com valor afetivo, a mais valiosa de todas. Espero que gostem!