domingo, 5 de junho de 2022

O gato e o diabo


"O Diabo contou para o Senhor Prefeito o que tinha lido nos jornais e disse que estava disposto a construir uma ponte em Beaugency para que o povo todo pudesse atravessar o rio quantas vezes quisesse.
Disse que podia construir uma ponte tão boa quanto a melhor que existia no mundo, e mais: podia construí-la numa só noite! O Prefeito perguntou ao Diabo quanto é que custaria aquela maravilha.
- Dinheiro nenhum - respondeu o Diabo. - Faço tudo de graça. Só quero uma coisa: o primeiro que atravessar a ponte vai me pertencer.
- Combinado - disse o Prefeito."

Ontem na hora da leitura teve "performance" do Gui. Quando me mostrou o livro que tinha escolhido, tive um ataque de riso! Esse é um dos nossos clássicos mais queridos: "O gato e o diabo" (saudosa Cosac Naify), do James Joyce, traduzido pela Lygia Bojunga, com as fantásticas aquarelas do Lelis.

A malícia de um chefe do Executivo pode surpreender até mesmo o cão-tinhoso em pessoa! Um lindo livro de capa dura, bizarro, divertido e... instrutivo! 

Infelizmente a Cosac Naify não existe mais, mas na Estante Virtual você certamente acha alguns exemplares desta belíssima edição.

Sem comentários: