sexta-feira, 24 de junho de 2022

O menino Sabino


Não me lembro de quando li "O menino no espelho" pela primeira vez. Na adolescência? Sei que minha paixão pela obra de Fernando Sabino começou depois que comecei a me aprofundar em Literatura, já adulta. Conhecer gêneros literários, autores, os clássicos... Daí me caiu nas mãos um livro de bolso "Os melhores contos de Fernando Sabino" e foi amor à primeira leitura. Desconfio que nunca ri tanto lendo, como no conto "Como nasce uma história". Amo textos assim, capazes de me mudar o humor, deixar meu riso solto.

No último feriado reli "O menino no espelho" na paz da serra e além de rir, eu me emocionei. Estava curtindo ver meu filho brincar livre e solto com outras crianças na natureza (sem videogame ou tv pra abduzi-lo)... Caiu tão redonda essa leitura! Parecia que era a primeira vez. Como pude apagar esse romance da memória? Não deve ter me marcado tanto antes... Quando tentava lembrar, confundia o Fernando (personagem principal) com o Eduardo Marciano, de "O encontro marcado". Nada grave, uma vez que os dois têm muito em comum e ambos são personagens autobiográficos. 

A história começa com um mistério, termina com seu desvendar e entre o prólogo e o epílogo, é como uma coletânea de contos que se passam com os mesmos personagens em sequência, pois todos os capítulos são independentes. Memórias do menino Fernando. Refleti tanto enquanto lia, olhando as colinas verdes à minha volta... Se Sabino fez metade das traquinagens relatadas naquelas páginas... mesmo que tenha imaginado boa parte delas e não passem de "lorotas" como o próprio autor confessa no final, ele foi, sem dúvida nenhuma, um menino feliz. 

Acredito que as leituras que fazemos não são por acaso. Elas acontecem no momento certo. As que nos afetam, claro. Então pensamos: "por que não li esse livro antes?" Porque não teria o mesmo efeito. Seria apenas mais um. Lido na hora certa, ele cumpre seu papel. Vários outros aguardam seu momento na estante. Espero ter mais surpresas tão agradáveis quanto a desse feriadão. Novamente Fernando Sabino temperou meus dias. Minha paixão cresceu, assim como a certeza de que a infância é a fase mais linda da vida.

Sem comentários: