quinta-feira, 23 de junho de 2022

Onde tem bruxa tem fada...



"Eles diziam onde as pessoas deveriam guardar seu dinheiro. Então o dinheiro crescia, crescia, crescia e ficava tão forte e valioso que os homens podiam comprar tudo: casa, carro, viagem, roupa, voto, poder, glória 'sem entrada e sem mais nada'.
A fada do céu sentiu que não tinha tamanhos poderes. Seus encantamentos só eram coisas de alegrar coração...
(...)
Os mágicos - prometendo o céu na Terra - davam tantas tarefas aos homens que eles não tinham tempo para saber que faltava tempo para a alegria nascer."

"Onde tem bruxa tem fada..." (Moderna), com ilustrações da Suppa, foi meu primeiro livro do Bartolomeu Campos Queirós. Não por acaso.

Os textos desse autor, cuja fala era hipnotizante (tive o prazer de ir a uma palestra dele num dos salões da FNLIJ), são todos repletos de poesia e brincadeiras com as palavras. Confesso que ele não é dos meus preferidos, mas reconheço sua grande importância na LIJ brasileira.

No entanto, esse livro em especial me afeta bastante por conta do tema. E, pelo visto, Gui também curte. Ontem pediu para ser o livro da nossa hora da leitura pela terceira vez em uma semana.

A história traz um retrato bem triste da nossa sociedade consumista. Fala dos "mágicos" que nos prometem mundos e fundos e da esperança venenosa e viciante cultivada por eles. Quem só espera nunca alcança e esquece de sonhar, imaginar... A ponto de não saber o que pedir quando uma fada aparece.

"- Peçam viagens ao centro das sementes para ver a árvore antes de nascer. Peçam ruas cobertas de música para o caminho ser canção. Ou, quem sabe, livros com folhas brancas para os olhos inventarem as histórias!"- sugeria a fada. Mesmo assim, as crianças desconfiam. "- Quanto custa, quanto?"

De amargar... porque é real. Talvez o Gui ainda não alcance a mensagem desse livro. Talvez ainda acredite em fadas e se deixe encantar se algum dia uma aparecer na sua frente. É o que eu desejo.

Sem comentários: